Regata de Canoas Tradicionais é já um cartaz turístico [VÍDEO]

IX Regata de Canoas Tradicionais, que se realiza no domingo, conta já com 55 inscritos.

A Baía do Funchal recebe no domingo, a partir das 10h, a IX Regata de Canoas Tradicionais.

Este evento, que procura reavivar as tradições regionais, é organizado pela Câmara Municipal do Funchal, a Associação Regional de Canoagem da Madeira e a Associação da Madeira Desporto para Todos.

Esta edição conta já com 55 canoas, mas até sexta-feira, data limite para as inscrições, são esperados muitos mais participantes, disse o responsável pela Associação de Canoagem, Viriato Timóteo.

Na apresentação do evento, que tem a entrega dos prémios prevista para as 14h, o vereador Pedro Calado deixou um apelo à participação de todos os munícipes. “Apelava para que toda a população viesse ao Cais da Cidade, apreciar não só o esforço físico dos atletas, bem como a singularidade que estas embarcações têm”.

Esta Regata de Canoas Tradicionais tem ganho, ao longo dos anos, maior revelo em termos desportivos e em termos culturais, com a participação de canoas de toda a ilha e inclusive do Porto Santo. Nas duas últimas edições, por exemplo, inscreveram-se 107 e 97 canoas. “A sua consolidação faz com que esta Regata seja já um cartaz turístico de referência regional”.

Para além dos prémios de participação, como sejam a medalha de presença no evento, t-shirt alusiva à regata e um lanche, existirá como forma de incentivo à participação de todos um prémio monetário para todas as embarcações devidamente classificadas no final da prova, no valor de 75 euros, bem como prémio de 1º Classificado por Classe, no valor de 500 euros.

Refira-se que as canoas tradicionais estarão organizadas em três classes: “A” – Madeira com comprimento superior a 4 metros; “B” – Madeira com comprimento inferior ou igual a 4 metros; “C” – Modificadas, mas que mantenham os traços das canoas tradicionais.

O trajeto da Regata será idêntico ao das edições anteriores, em plena Baía do Funchal, com partida e chegada em frente ao Cais da Cidade, contornando uma boia sinalizadora colocada em frente à Praia da Barreirinha, numa distância de 2,5 quilómetros.

[fblike style=”standard” showfaces=”false” width=”450″ verb=”like” font=”arial”] [fbshare type=”button”]

Pin It on Pinterest