Reclusos concluem formação profissional

A Secretária Regional da Educação e Formação, Cláudia Cardoso, esteve presente hoje na entrega de diplomas aos reclusos do Estabelecimento Prisional de Angra.

Trata-se de uma iniciativa no âmbito do programa Reativar, através de um protocolo celebrado entre a Direção Geral dos Serviços Prisionais, a Direção Regional da Educação e Formação e a Escola Secundária Jerónimo Emiliano de Andrade.

Falando aos jornalistas, a governante disse que este momento de entrega dos certificados “é a conclusão de um percurso enriquecedor, em que os formandos puderam, embora estando em reclusão, continuar a ter acesso ao conhecimento e a melhorar as suas possibilidades de integração, mais tarde, no mercado de trabalho e inserção na vida da sociedade.

Cláudia Cardoso lembrou que um estudo recente da OCDE mostra que, apesar de “estarmos em tempo de crise”, a qualificação continua a ser “um elemento diferenciador”, ou seja, quem tem a possibilidade de obter mais qualificação tem “mais garantias de aceder a um emprego e, por vezes, a um emprego melhor remunerado”.

A Secretária Regional sublinhou o facto de muitos destes formandos terem estado, durante três anos, num processo contínuo de aprendizagem, o que considerou “muito importante do ponto de vista da autonomia deles, de acreditarem que são capazes e que têm possibilidades, efetivamente, de melhorar a sua vida pessoal”.

Por falar em autonomia, Cláudia Cardoso fez um paralelo com o que é a autonomia dos Açores, ou seja, como disse, “a possibilidade de, por via da revisão constitucional e por via do Estatuto Político-administrativo, termos um sistema educativo autónomo, que nos assegura coisas como esta: a possibilidade de termos criado o programa Reativar, que é um programa que tem permitido formar centenas de cidadãos e dar qualificação a pessoas que não tinham qualificação académica – ou que a tinham muito baixa”, concluiu.

[fblike style=”standard” showfaces=”false” width=”450″ verb=”like” font=”arial”] [fbshare type=”button”]

Pin It on Pinterest