Programadores informáticos com a vida facilitada

Investigadores desenvolvem aplicação para processamento de sinal em diferentes arquiteturas de computadores.

Uma nova metodologia para programação de aplicações de processamento de sinal em plataformas multicore, desenvolvida na Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade de Coimbra (FCTUC), assinala um novo paradigma na unificação de desenvolvimento de software para aplicações de processamento de sinal nas mais diversas arquiteturas de computador do tipo multicore.

O resultado da pesquisa, iniciada em 2008 com a colaboração do investigador Leonel Sousa, do Instituto Superior Técnico (IST), acaba de ser publicado na prestigiada revista Signal Processing Magazine do Institute of Electrical and Electronics Engineers (IEEE) que possui o fator de impacto (que reflete a quantidade de citações) mais elevado de todo o universo IEEE .

O novo método proposto pelos investigadores portugueses, testado em quatro arquiteturas diferentes, permite «desenvolver um qualquer programa para processamento de sinal uma única vez e usá-lo depois em várias arquiteturas diferentes. Desta forma, os programadores conseguem desenvolver rapidamente uma aplicação para uma vasta gama de arquiteturas multicore, o que não era possível até aqui».

[fblike style=”standard” showfaces=”false” width=”450″ verb=”like” font=”arial”] [fbshare type=”button”]

Pin It on Pinterest