Agricultura biológica ganha terreno no mercado regional [VÍDEO]

Realiza-se, às quartas-feiras, no Largo da Restauração, entre as 11h e as 19h, um mercado de agricultura biológica.

A agricultura biológica é um sistema agrícola que tem vindo a ganhar terreno no mercado madeirense. Os benefícios para a saúde são inegáveis, uma vez que os produtos não levam fertilizantes, herbicidas ou pesticidas, e o preço dos alimentos não foge muito às grandes superfícies.

Todas as quartas-feiras, no Largo da Restauração – Funchal, entre as 11h e as 19h, produtores, devidamente certificados, de várias localidades da ilha colocam os seus produtos à venda. E, pelo que se apercebem, o consumidor, seja o residente, seja o turista, revela uma maior preocupação com a alimentação saudável.

Elma Caldeira, representante da empresa de distribuição FreshBio, acredita que o futuro da agricultura na Madeira passará por uma produção totalmente biológica. Sendo que, da parte das entidades competentes, como seja a Secretaria Regional do Ambiente e dos Recursos Naturais, existem incentivos para estas produções.

Nesta empresa, para além da venda de produtos no Mercado de Agricultura Biológica, está disponível um serviço de entrega ao domicílio. A cada semana, consoante o pedido do cliente, é fornecido um cabaz com os legumes mais frescos. Há inclusive um cabaz (Babybox) composto por produtos apropriados à idade do bebé.

A responsável aproveita para desmitificar a ideia de que os produtos biológicos são muito mais caros. “É natural que temos outros gastos. Os produtos crescem no seu tempo, não temos uma pressão para o crescimento, como acontece nas estufas. Mas se formos a comparar, nos supermercados, há alimentos caros e que não fazem tanto bem à saúde”.

Acrescente-se que, segundo dados da Direção Regional de Agricultura, a Região Autónoma da Madeira já tem de 252 hectares de área dedicada à agricultura biológica e 109 produtores, indicadores que representam 4,6 por cento da superfície agrícola.

[fblike style=”standard” showfaces=”false” width=”450″ verb=”like” font=”arial”] [fbshare type=”button”][twitter style=”vertical” float=”left”]


PUB