Festival Internacional na Relva

Este sábado tem lugar o Festival de Folclore da Relva realizado em S. Miguel, um dos maiores dos Açores, bem conceituado a nível nacional e internacional.

Trata-se do Grande Festival de Folclore da Relva – Mostra Folclórica do Atlântico, que este ano vai na vigésima edição.

Já há cerca de dezanove anos, que o primeiro sábado de agosto é considerado na Ilha de S. Miguel, como o dia do Folclore por excelência, devido à realização deste grande evento da cultura popular, onde as nossas raízes, causa da existência e identidade dos povos estão em evidência e em destaque.

Logo nos primeiros anos da sua realização, afirmou-se como um espetáculo de alto nível cultural, um retalho de tradições, mereceu o grande empenho da Junta de Freguesia da Relva e do Grupo Folclórico de Cantares e Balhados da Relva, e que lhe valeu o reconhecimento da Federação do Folclore Português.

Sempre integrado nas seculares Festas de Nossa Senhora das Neves, que neste fim de semana decorrem nessa muito antiga freguesia micaelense, é sem dúvida o maior cartaz turístico do programa cívico e cultural das mesmas e da própria Relva em geral.

Assim a 4 de agosto, às 20:00 horas dá-se a Concentração dos Grupos participantes no mesmo local, poderá assistir pelas 20:30 horas ao desfile folclórico e etnográfico pela Rua da Guiné (lado norte) e Rua de Cima, onde os trajos dos grupos e suas danças a desfilar, far-nos-á recuar alguns séculos.

A partir das 21:00 horas dá-se a abertura oficial do XX Grande Festival de Folclore da Relva – Mostra Folclórica do Atlântico no Jardim 5 de Agosto, espaço festivamente decorado, e um palco que nos reporta a um forno antigo, com tradicional trabalho do cozer do pão, e a faina da desfolhada, que sempre antecede a cozedura, vivências do povo desta freguesia como em todas as outras.

Participam este ano no Festival, cinco grupos em representação de 3 concelhos da Ilha de S. Miguel, Lagoa, Ribeira Grande e Ponta Delgada. do continente português estará representada a Alta Estremadura, do estrangeiro a Letónia e a Polónia. Sendo estes; Grupo Folclórico Grujola – Lagoa; Grupo Folclórico da Fajã de Baixo; Folk Dance Group “SAIME” – Letónia; Grupo Folclórico Nossa Senhora da Graça – Porto Formoso; Rancho Folclórico Rosas do Lena – Rebolaria Batalha – Alta Estremadura; Rancho Folclórico da Casa do Povo do Livramento; o “Mali Gorzowiacy” Folk Dance Group – Polónia e o anfitrião Grupo Folclórico de Cantares e Balhados da Relva.

[twitter style=”vertical” float=”left”][fblike style=”standard” showfaces=”false” width=”450″ verb=”like” font=”arial”] [fbshare type=”button”]

Pin It on Pinterest