CDS defende recriação do Serviço Regional de Saúde

Mário Pereira diz que é fundamental valorizar os cuidados de proximidade, nomeadamente a enfermagem comunitária e a prevenção das doenças.

O deputado centrista, Mário Pereira, defendeu esta manhã, em conferência de imprensa, que o Serviço Regional de Saúde (SRS) tem de ser repensado e recriado. Segundo, Mário Pereira, neste momento, “a Região não tem uma gestão na saúde claramente identificada por objetivos e os problemas do hospital e os problemas criados pela dívida da saúde estão como que a engolir a própria estratégia de saúde e a alterar de forma negativa o funcionamento dos cuidados de saúde primários e a dificultar a prevenção das doenças”, alertou.

Neste sentido, defendeu que é fundamental “recriar o SRS como já aconteceu no passado” de modo a valorizar os cuidados de proximidade, nomeadamente com a enfermagem comunitária e a prevenção da doenças. “Recolocar os órgãos de decisão dos cuidados de saúde primários nos órgãos de direção do SESARAM com a devida dignidade e ainda reformular o funcionamento dos cuidados de saúde primários, nomeadamente nos centros de saúde”, frisou, acrescentando que os centros de saúde têm de funcionar de outra maneira.

O parlamentar centrista anunciou, na ocasião, que a partir de outubro o CDS/Madeira vai promover um ciclo de conferências, de debate alargado, com convidados regionais e nacionais no sentido de refletir sobre todo o funcionamento do SRS.

Para além disso o grupo parlamentar do CDS vai avançar com um conjunto de projeto de decretos legislativos regionais relativamente aos cuidados de saúde primários.

[fblike style=”standard” showfaces=”false” width=”450″ verb=”like” font=”arial”][fbshare type=”button”] [twitter style=”vertical” float=”left”]

Pin It on Pinterest