Bombeiros insistem nas ações de vigilância e prevenção

Bombeiros Municipais do Funchal mantêm as “rondas constantes” no concelho e vigilância apertada às queimadas.

Depois de um mês de Julho muito complicado em termos de incêndios, com avultados danos materiais e para o ambiente, os Bombeiros Municipais do Funchal mantêm um dispositivo que inclui “rondas constantes no concelho do Funchal, a vigilância permanente e a atuação imediata nas queimadas que não são autorizadas”.

Se bem que, neste mês de Agosto, as queimadas foram canceladas por decisão superior, aponta o comandante Nelson Bettencourt, aproveitando para esclarecer a população que a presença de um piquete de bombeiros, aquando da realização de queimadas devidamente licenciadas, “não tem custos”.

Os fogos que assolaram a Região Autónoma da Madeira, com incidência nos concelhos da Calheta, Funchal e Santa Cruz, ficaram também marcados pelo agudizar da tensão entre as corporações de bombeiros e o Governo Regional. O Serviço Regional de Proteção Civil foi mesmo acusado de falta de coordenação.

O responsável pelos Bombeiros Municipais do Funchal não fez grandes comentários sobre estas questões, que dizem apenas respeito à tutela, mas reiterou que todos os profissionais no terreno fizeram o possível e o impossível para garantir a segurança de pessoas e bens, isto num cenário adverso de temperaturas elevadas e baixa taxa de humidade.

No caso de São Gonçalo, em concreto, “estavam reunidas todas as condições para que houvesse uma ignição rápida, mas após a colocação dos meios conseguimos rapidamente atacar o fogo e proteger as pessoas. Os danos verificados, tendo em conta a intensidade e a propagação tão rápida do fogo, não foram tão avultados”.

Nelson Bettencourt diz que, mais do que entrar em questões técnicas ou guerrilhas internas, os bombeiros estão comprometidos com a vigilância e a prevenção. “Tentamos estar 100% operacionais. Podemos estar alguns dias parados, mas a verdade é que quando somos chamados fazemos o melhor que sabemos”.

[fblike style=”standard” showfaces=”false” width=”450″ verb=”like” font=”arial”] [fbshare type=”button”]

Pin It on Pinterest