4 milhões de euros para recuperar casas

Atingidas pelos incêndios, do mês passado, no concelho de Santa Cruz. Será necessário proceder a intervenções em 139 habitações.

Na sequência dos incêndios que assolaram o concelho de Santa Cruz, no passado mês de julho, a vereadora da autarquia de Santa Cruz, Alexandra Gaspar, informa através de comunicado que já estão concluídos os levantamentos de campo referentes ao registo, identificação e avaliação dos danos ocorridos nas habitações e “foram contabilizados danos em 139 casas que correspondem a primeira habitação e permanente. Ou seja, não se incluem nestes números os danos registados em segundas habitações, arrendamentos, casas de emigrantes ou casas desabitadas”.

Destas 139 habitações, em 21 a perda foi considerada total, e apenas em 97 se pode considerar que estão asseguradas as condições mínimas de habitabilidade necessárias (total de 42 sem condições de habitabilidade).

De acordo com o comunicado da vereadora a Investimentos Habitacionais da Madeira (IHM), já procedeu ao realojamento de 15 famílias e com o apoio da Segurança Social está a ser feito o acompanhamento dos agregados familiares “no sentido de auxiliar numa rápida integração com a nova realidade a que estão sujeitos”.

O mesmo documento informa ainda que no terreno já se verifica que, as obras levadas a cabo pelas famílias, com recurso aos donativos entregues pelos particulares, empresas, associações e autarquias, vão permitindo que se criem as condições de habitabilidade necessárias para que as pessoas regressem às suas casas. “É exemplo disto a freguesia de Santa Cruz, que no seu todo registou 100 dos 139 casos identificados”.

De acordo com os dados apurados pelos técnicos da Câmara Municipal de Santa Cruz e pelos técnicos da IHM para se proceder à reconstrução total destas 139 habitações atingidas serão necessários 4.000.000 euros. Neste sentido, estão a ser desenvolvidas negociações entre o Município de Santa Cruz, a secretaria Regional dos Assuntos Sociais e o Governo da República, para avaliar que verbas poderão ser disponibilizadas nesta reconstrução de forma apoiar as famílias vítimas desta catástrofe.

 [fblike style=”standard” showfaces=”false” width=”450″ verb=”like” font=”arial”] [fbshare type=”button”] [twitter style=”vertical” float=”left”]

 

 

 

Pin It on Pinterest