Associação “4 de setembro de 1862” com futuro incerto

Devido à crise económica e financeira que afeta o país. A associação celebra hoje o seu 150º aniversário.

O presidente da direção da Associação de Socorros Mútuos “4 de setembro de 1862”, Mário Rodrigues, referiu hoje que a continuidade da associação pode estar em causa devido à crise económica e financeira que atinge o país e o mundo. “A crise económica e financeira que, atualmente, vivemos representa uma ameaça bem real à continuidade da nossa associação e muito provavelmente exigirá novas e diferentes respostas a novos problemas que poderão vir a afetar os nossos associados”, considerou. Mário Rodrigues falava na sessão solene do 150º aniversário da Associação de Socorros Mútuos “4 de setembro de 1862” que decorreu, esta manhã, na sede da entidade na Rua de João Tavira. Na ocasião, foram condecorados 16 sócios que já estão na associação há mais de 50 anos.                                                       

Apesar das dificuldades que se avizinham Mário Rodrigues acredita que com a participação de todos “as respostas adequadas serão encontradas e implementadas e a associação irá ultrapassar esta fase difícil”.

Esta cerimónia foi presidida pelo presidente da Assembleia Legislativa da Madeira, Miguel Mendonça que é sócio da associação desde 1974. No seu discurso Miguel Mendonça enalteceu o papel da Associação de Socorros Mútuos “4 de setembro de 1862” e defendeu que num tempo de incerteza como o que vivemos “este tempo de incerteza dá espaço novamente para o mutualismo que não pode ser encarado como uma reminiscência de atos caritativos praticados no seu interior, o mutualismo tem lugar no século XXI”, salientou, acrescentando que o mutualismo pode dar respostas as dificuldades sociais que estão cada vez mais presentes na vida das famílias., nomeadamente, o flagelo do desemprego.

O presidente do Parlamento Regional lembrou ainda que a associação “4 de setembro” foi pioneira na imagiologia médica na RAM por ter adquirido em 1929 o primeiro equipamento de raio-x. Recorde-se que a Associação de Socorros Mútuos “4 de setembro de 1862” tem, atualmente, 2200 sócios.

[fblike style=”standard” showfaces=”false” width=”450″ verb=”like” font=”arial”][fbshare type=”button”] [twitter style=”vertical” float=”left”]

Pin It on Pinterest