Época abre com domínio do Naval

Na 1ª prova do Campeonato da Madeira de Vela Ligeira o CNF venceu 5 das 7 classes em prova.

O Clube Naval do Funchal (CNF) levou a efeito, no fim de semana transato, a 1ª prova do Campeonato da Madeira de Vela Ligeira. Apesar do programa ter previsto regatas nos dois dias de competição, apenas no domingo os velejadores puderam manobrar, uma vez que no sábado o vento primou pela ausência. No domingo, com vento a rondar apenas os 5/6 nós, realizaram-se 2 regatas, o suficiente para colocar sorrisos na cara dos cerca de cinquenta jovens participantes.

O Naval iniciou a época em grande, pois venceu 5 das 7 classes em prova. Na Classe Optimist infantil, Gonçalo Gomes (CNF) foi o melhor do trio participante, com triunfos nas duas regatas que lhe garantiram o 1º lugar no pódio. A Classe Optimist Juvenil foi a mais concorrida, com 19 velejadores à largada, com o pódio a ficar composto por atletas de diferentes clubes. Ao lugar mais ambicionado ascendeu Miguel Gomes (CNF), que não deu hipótese à restante frota, ao somar um 1º e um 2º lugar, deixando o seu adversário mais directo, Gonçalo Vieira (Iate Clube SC) a 5 pontos de distância. No 3º lugar ficou Luís Andrade (CTM).

Na Classe Laser 4.7 assistiu-se ao domínio total dos velejadores do CNF, que açambarcaram o pódio. O triunfo foi para Pedro Correia, que somou um 2º e um 1º lugar nas regatas, ao passo que Alexandre Casimiro ficou no 2º lugar, fruto da vitória na primeira regata e um 4º posto na segunda. No 3º lugar ficou Lourenço Cardoso, dono de um 3º e um 2º lugar na regatas, ou seja, terminou em igualdade pontual com o segundo classificado.

Na Classe Bic Techno Juvenil, o navalista Artur Marques venceu as duas regatas e subiu naturalmente ao lugar mais alto do pódio, ladeado por Tomé Barcelos (CTM) e o seu colega David Santos (CNF).

A Classe Bi Techno Júnior contou com 3 velejadores, todos do CTM, tendo Tomás Silva conquistado a vitória, seguido de Margarida Rodrigues e Vera Prada, nos 2º e 3º lugares,respetivamente.

Guilherme Marques (CNF) foi o mais rápido na Classe RS:X Júnior, triunfando em ambas as regatas, à frente de João Abreu e Gil Costa, ambos do CTM. Finalmente, na Classe Raceboard Absoluto, Luís Rodrigues (CTM) venceu as duas regatas, seguido dos seus colegas de clube, Bruno Fernandes e Filipe Caires.

Realce para a presença de Samantha Davies na entrega de prémios. A velejadora que abandonou a Vendée Globe Race por ter partido o mastro e chegou à Madeira na manhã de sábado, dialogou com os jovens acerca da sua experiência enquanto velejadora solitária.

[fblike style=”standard” showfaces=”false” width=”450″ verb=”like” font=”arial”][fbshare type=”button”] [twitter style=”vertical” float=”left”]

Pin It on Pinterest