Preços de «roaming» baixam para quem viaja na Europa

A União Europeia anunciou uma redução drástica dos preços máximos do «roaming» de dados.

Mobile phone roaming charges fallA União Europeia (UE) quer acabar com as tarifas de «roaming» até 2016. E, este verão, reduziu para mais de metade as tarifas do «roaming» de dados para quem viaja na Europa. No início do verão, os limites máximos das tarifas cobradas quando se descarrega dados no estrangeiro desceram de 45 cents para 20 cents por megabyte, o que representa um corte de 55,5%.

O custo das mensagens de texto (SMS) e das chamadas telefónicas também diminuiu. O preço máximo de um SMS desceu para 6 cents, o de fazer uma chamada para 19 cents por minuto e o de receber uma chamada para 5 cents, o que é o equivalente a um corte de, pelo menos, 20 % em cada um destes casos.

Além disso, graças às novas regras europeias, os turistas passaram a poder comparar as ofertas de preços de «roaming» antes de viajar, a fim de beneficiarem dos melhores preços. Em alguns casos, podem mesmo optar por um prestador de serviços móveis de dados do país que visitam durante a sua estadia no estrangeiro.

Acrescente-se que a UE começou a tomar medidas para resolver esta situação em 2007 e quer propor agora uma nova regulamentação – a iniciativa «Continente Conectado» – que acabe de vez com as tarifas de «roaming» na Europa. “O objetivo é proteger os cidadãos dos preços excessivos e de contratos pouco claros, que não fazem qualquer sentido num mercado único europeu”.

[fblike style=”standard” showfaces=”false” width=”450″ verb=”like” font=”arial”] [fbshare type=”button”]

Pin It on Pinterest