Exportações aumentaram 4,1%

As importações aumentaram 2,0%, face ao período homólogo.

Containers no Porto do RIo de JaneiroNo trimestre terminado em outubro de 2014, as exportações aumentaram 4,1% e as importações aumentaram 2,0%, face ao período homólogo (agosto a outubro de 2013), tendo o défice da balança comercial diminuído 190,6 milhões de euros. A taxa de cobertura situou-se em 80,8%, o que corresponde a um acréscimo de 1,7 pontos percentuais (p.p.) face ao período homólogo.
Segundo os últimos números do Instituto Nacional de Estatística, em termos das variações homólogas mensais, em outubro de 2014 as exportações aumentaram 9,4%, principalmente em resultado do Comércio Extra-UE (aumento verificado na generalidade dos grupos de produtos, mas em especial nos Veículos e outro material de transporte , Combustíveis minerais e produtos Agrícolas). As importações aumentaram 1,2%, devido ao Comércio Intra-UE (destacando-se a evolução dos Veículos e outro material de transporte), dado que as importações Extra-UE registaram uma diminuição. Excluindo os Combustíveis e lubrificantes, em outubro de 2014 as exportações aumentaram 9,8% e as importações aumentaram 6,9% face ao mês homólogo (respetivamente +4,5% e +8,6% em setembro de 2014).
No que se refere às variações face ao mês anterior, em outubro de 2014 as exportações aumentaram 13,8%, sobretudo em resultado da evolução do Comércio Extra-UE (evolução generalizada a quase todos os grupos de produtos, em especial nas Máquinas e aparelhos, Veículos e outro material de transporte e produtos Agrícolas). As importações aumentaram 5,4%, essencialmente devido ao Comércio Intra-UE (principalmente resultado da evolução dos Veículos e outro material de transporte, Máquinas e aparelhos e produtos Agrícolas).

[twitter style=”vertical” float=”left”]   [fblike style=”standard” showfaces=”false” width=”450″ verb=”like” font=”arial”]    [fbshare type=”button”]

Pin It on Pinterest