ALRAM dá luz verde a testes com meios aéreos de combate a incêndios

O projeto de diploma foi apresentado pela bancada do PS-M, na Assembleia da República, e recomenda que o Governo nacional implemente um projeto para a utilização de meios aéreos no combate a fogos no arquipélago e foi aprovado por unanimidade pela comissão parlamentar da ALM.

Refira-se que ao longo dos últimos anos a Região Autónoma da Madeira tem sido fustigada por vários incêndios.

A utilização de meios aéreos para  combater  os  incêndios  tem  sido  alvo  de  debate  entre  a  sociedade madeirense e os agentes políticos – tendo inclusive alguns estudos divergentes sobre a matéria.

Tendo em conta este debate e a urgência de dotar a proteção civil de meios cada vez mais eficazes para evitar a repetição destas situações devastadores para a Região e para os madeirenses, o PS-M considera que deve ser implementado um projeto piloto sobre a utilização de meios aéreos para os combates ao fogo.

Assim sendo, devem ser efetuados testes com meios aéreos em diferentes contextos (na floresta, nas zonas montanhosas, nas zonas urbanas, em vales) e em diferentes condições meteorológicas. O parecer à iniciativa legislativa nacional foi agora aprovado por unanimidade na ALRAM abrindo caminho para que o Governo da República disponibilize à Região Autónoma da Madeira os meios aéreos necessários para referidos testes.

 

Pin It on Pinterest