Dia Mundial do Linfoma com largada de bolas de sabão

A Associação Portuguesa Contra a Leucemia (APCL) irá realizar dia 15 de setembro, Dia Mundial do Linfoma, a iniciativa “Bolas de Sabão pelo Linfoma”, uma ação de sensibilização que pretende alertar os portugueses para esta patologia oncológica, que afeta cerca de 1700 portugueses por ano. Esta ação terá lugar na Praça Dom Luís (junto do Mercado da Ribeira), em Lisboa, pelas 11h00, onde a APCL estará a distribuir informação e a convidar todas as pessoas a participarem na primeira largada de bolas de sabão pelo linfoma. As bolas de sabão pretendem simbolizar uma das principais manifestações da doença: o aumento dos gânglios linfáticos, em forma de bola.

Além deste evento, que conta com o apoio da Roche, a APCL irá realizar uma sessão de esclarecimento para os doentes na sede da associação, pelas 16 horas.

O linfoma é um tumor maligno que resulta do crescimento anormal de células do sistema linfático e é considerado umas das 10 principais causas de morte por cancro na Europa.

Os sintomas do linfoma são pouco específicos, porque são comuns a um grande número de doenças, o que dificulta o diagnóstico inicial. O sintoma mais frequente é o aparecimento de um gânglio linfático aumentado de tamanho, que não causa dor e pode estar localizado no pescoço, axilas ou virilhas. Outros sintomas que podem surgir são: suores intensos durante a noite, febre sem explicação, cansaço extremo e perda de peso inexplicável. Por vezes não existem quaisquer sintomas e o linfoma é descoberto de forma acidental durante um exame médico de rotina.

 

Pin It on Pinterest

Advertisment ad adsense adlogger