Tertúlia: “Religião e Política: O reacender de uma prova de forças?”

O Clube Ateneu do Conselho de Cultura da Universidade da Madeira (UMa) retoma a sua atividade, no próximo dia 20 de setembro, com mais uma tertúlia, intitulada “Religião e Política: O reacender de uma prova de forças?”.

A tertúlia tem início previsto para as 18h30, no Auditório da Reitoria, e será dinamizada por Ilse Everlien Berardo, Teóloga e Pastora da Igreja Luterana Alemã.

Até muito recentemente, a vasta maioria dos debates sobre religião e política versava sobre o relacionamento histórico ou institucional entre Igreja e Estado, o que decorria da utilização do termo “Igreja” enquanto instituição do cristianismo e enquanto sinónimo para religião. Contudo, o debate público fechou os olhos à realidade que a sociedade europeia vive: esta não enfrenta somente uma religião, mas diversas religiões com conteúdos teológicos próprios e uma apresentação cultural bem diferente da tradicional judaico-cristã. O estado laico, por sua vez, nem observou esta transformação no contexto religioso da sociedade, fundamentando-se na convicção que a religião é um fator de identificação pessoal que o estado nem favorece, nem discrimina.

Para muitos a religião – e especialmente a religião dos outros – é considerada novamente a raiz de todo o mal e devia desaparecer da vida pública. Para outros devíamos abdicar do conceito existente da tolerância e reforçar a vigilância do estado sobre o indivíduo, abnegando a liberdade em nome da segurança.

Após a tertúlia, segue-se um jantar-debate, no Restaurante Café Ateneu. A participação na tertúlia é livre.

Pin It on Pinterest