Humberto Vasconcelos defende cultura da banana em Estrasburgo

O secretário regional de Agricultura e Pescas, Humberto Vasconcelos, esteve em Estrasburgo,  onde defendeu, perante o comissário Europeu da Agricultura, Phil Hogan e o presidente do PPE, Joseph Daul,  a importância da cultura da banana para a Região.

Numa reunião inserida no âmbito da APEB – Associação de Produtores Europeus de Banana Humberto Vasconcelos falou sobre as características deste produto insular e a sua margem de crescimento. O governante madeirense lembrou, igualmente, que é necessário melhorar o apoio financeiro para os agricultores que cultivam este produto especialmente na Madeira, onde o relevo dificulta por vezes os meios mecanizados e produções maiores.

Falando também para representantes da Martinica, Guadalupe e Canárias o governante lembrou que a banana da Madeira está permanentemente a sofrer a concorrência de outros mercados como o da América Latina que conseguem por os seus produtos no mercado com um preço inferior. “É fundamental dar mais rendimento ao agricultor face ao facto de sermos região ultraperiférica e pelo modo de cultura que praticamos. Há muitas famílias que dependem da banana”,  defendeu.

No final do encontro o comissário europeu mostrou-se muito sensibilizado reconhecendo a importância dos apoios comunitários para o sector. Phil Hogan ainda teceu vários elogios à organização do sector da banana no seio da APED.

Recorde-se que ontem, dia 19 de setembro, foi inaugurado um novo centro de manuseamento da banana na Ponta de Sol. Trata-se de um investimento ao nível do que há de melhor na Europa e que será capaz de processar cerca de 80 toneladas de banana dia.

Pin It on Pinterest