Dia Mundial do Turismo: «deverá ser o melhor ano de sempre para o setor turístico regional»

A Madeira celebra, este ano, o Dia Mundial do Turismo, de forma inclusiva e inovadora. Mantendo o habitual programa oficial que marca esta data, com a entrega de Medalhas de Mérito Turístico às personalidades que se destacaram no setor e as entradas gratuitas nos Museus e Jardins, a Secretaria Regional da Economia, Turismo e Cultura optou por reforçar, neste dia, o seu agradecimento aos turistas, através da ação “Thank you for your visit”, que, pela primeira vez, associa, neste reconhecimento, os onze concelhos da Região.

A ideia desta iniciativa inédita partiu da Associação de Promoção da Madeira, entidade que, em parceria com os seus associados e com todos os Municípios da Madeira e Porto Santo, através da AMRAM, desenvolverá, em cada concelho, ações conjuntas que visam agradecer e surpreender os turistas.

Assim, na próxima terça-feira, dia 27 de setembro, as equipas das entidades atrás referidas e, também, da Direção Regional do Turismo, estarão presentes nos pontos de maior interesse turístico, devidamente identificados, a distribuir brindes alusivos à data e flores, em forma de agradecimento simbólico pela escolha do destino.

O Aeroporto da Madeira associa-se, também, a esta ação. Já no Porto do Funchal, a iniciativa será antecipada para a véspera, dadas as escalas programadas e a consequente afluência de turistas prevista para o dia 26 de setembro.

Uma oportunidade que será também aproveitada para convidar os turistas a registar o momento, através de uma fotografia, partilhando a experiência e participando num passatempo a decorrer nas redes sociais, concretamente na página do facebook visitmadeira.pt, através do qual o autor da foto que obtiver mais gostos ganhará a possibilidade de regressar à Madeira ou ao Porto Santo.

Esta iniciativa preenche, simultaneamente, vários objetivos: assinala o Dia Mundial do Turismo de forma inovadora; promove o envolvimento dos associados nesta celebração, reconhecendo a importância do papel que estes desenvolvem, diariamente, a favor do Turismo da Madeira; e concretiza uma parceria inédita com todos os municípios da Região, transformando esta comemoração numa Festa alargada, participada e assinalada por todos, em conjunto.

O seu objetivo principal passa, todavia, pelos turistas: o agradecimento personalizado, assim como o envolvimento e a partilha deste momento são, nesta data, especiais, porque valorizam a mensagem, estimulam a empatia e reforçam a fidelização dos nossos turistas.

Para o Secretário Regional da Economia, Turismo e Cultura, Eduardo Jesus, este é um momento de celebração especialmente destinado a todos os que fazem, do destino Madeira, uma escolha, mas, também, a todos os que, neste setor, contribuem, diariamente, para a sua afirmação».

«Temos, na Região, profissionais que encaram a qualidade dos serviços como um desafio permanente. Que diariamente se esforçam para melhorar e inovar os seus papéis e as suas intervenções. Que assumem a excelência, a simpatia e a arte de bem receber os nossos turistas como parte integrante dos seus projetos de vida. É também neles que nos focamos, neste dia», sublinha Eduardo Jesus, acrescentando que «o sucesso do nosso destino deriva, também, desta entrega e desta motivação alargada a todo o setor».

Paralelamente aos profissionais, são os turistas que merecem a maior atenção neste dia. E é especialmente satisfeito que o governante encara a realização da ação conjunta que será levada a cabo, pela primeira vez este ano, com todos os Municípios da Região: «é, claramente, a melhor forma de celebrar esta data, associando os nossos parceiros e cada um dos concelhos neste agradecimento que deve ser global, até para que possamos afirmar a Madeira como o todo que é, numa diversidade que se complementa e que, por isso mesmo, nos torna únicos».

Eduardo Jesus salienta ainda que «é com especial regozijo que a Madeira assinala esta data», naquele que, ao que tudo indica, «deverá ser o melhor ano de sempre para o setor turístico regional».

JARDINS E MUSEUS COM ENTRADAS GRATUITAS

  • Jardim Botânico
  • Jardins do Palheiro
  • Museu Quinta das Cruzes
  • Museu de Arte Contemporânea
  • Museu Etnográfico da Madeira – Ribeira Brava
  • Casa Museu Frederico de Freitas
  • Casa Museu Cristóvão Colombo (Porto Santo)
  • Universo de Memórias
  • Museu “Casa da Luz”
  • Museu da Baleia
  • Centro de Ciência Viva do Porto Moniz
  • Parque Temático (desconto de 20% sobre o tarifário vigente)
  • Museu de Arte Sacra (redução de 50% no bilhete individual)

Pin It on Pinterest