CMF vai instalar iluminação LED em todo o Bairro do Hospital

A Câmara Municipal do Funchal adjudicou o início da renovação dos postes de iluminação pública em todo o Bairro do Hospital, na freguesia de S. Pedro. Este será o primeiro empreendimento habitacional da cidade a ver realizada esta transformação em toda a sua extensão (42 unidades), ao passo que um troço do Bairro das Romeiras, em Sto. António, também já será igualmente beneficiado este ano (7 unidades).

A autarquia avança com um investimento de cerca de 40 mil euros neste tipo de iluminação pública, em 2016.

Segundo o Vereador Miguel Silva Gouveia, que tem sob a sua alçada as Obras Públicas da autarquia, “este é mais um passo no cumprimento do Plano de Ação para a Energia Sustentável, assinado pelo Município do Funchal em 2012. Indo ao encontro da poupança no consumo de energia, procederemos a esta substituição de lâmpadas e luminárias existentes nos bairros sociais do Funchal, por tecnologia de baixo consumo, nomeadamente LED.” O tempo de vida útil de cada uma destas novas lâmpadas será de 100 mil horas, o que representa, sensivelmente, 20 anos de utilização, tendo em conta o tempo médio de utilização atual.

Miguel Silva Gouveia explica, todavia, que a intenção da autarquia é ir mais longe: “este é apenas o início de um projeto que prevê a substituição progressiva de toda a iluminação pública até 2020 nos nossos bairros sociais.” Para além das poupanças, o Vereador salienta “a grande mais-valia em termos qualitativos do material agora instalado, que garantirá uma melhoria da iluminação dos espaços públicos, reduzindo, ao mesmo tempo, a poluição luminosa.”

Miguel Gouveia conclui que “a Câmara Municipal do Funchal assume-se como líder nas boas práticas no triângulo da sustentabilidade – social, ambiental e financeira –, na expetativa de criar um efeito multiplicador na mudança de hábitos dos cidadãos em prol de bairros mais sustentáveis.”

led2

Pin It on Pinterest