Monitorização ambiental no mar

A Câmara Municipal do Funchal, através da Estação de Biologia Marinha, com o apoio da Frente MarFunchal, realizou de 21 de julho a 29 de agosto uma monitorização ambiental da costa do Funchal.
Idalina Perestrelo, Vice-Presidente da autarquia define as operações como um complemento ao trabalho que o Departamento de Ambiente faz em terra: ” Estas monitorizações consistiram na recolha e identificação de resíduos e espumas com o objectivo de manter a qualidade das águas do Funchal com cinco praias premiadas com qualidade de ouro”.
Os resultados, em anexo, apontam para a inexistência de descargas de esgoto e no que toca ao resíduos recolhidos são maioritariamente plásticos que foram atirados ao mar ou às afluentes que desaguam no oceano. Infelizmente, os resultados também fazem referência que a origem dos resíduos é local.
Idalina Perestrelo, com o pelouro do Ambiente, revela a intenção de repetir as operações de monitorização já que “caracterizando os resíduos recolhidos, a Câmara Municipal do Funchal pretende equacionar uma medida de limpeza para o mar, ou seja, qual a técnica de limpeza mais eficaz e qual o investimento mais bem aplicado”.

Pin It on Pinterest