Comissário alerta para o perigo de um segundo resgate

Günther Oettinger, o comissário europeu com as pastas da Economia e Sociedade Digitais, admitiu hoje estar preocupado com a possibilidade de Portugal vir a precisar de um segundo resgate. O alemão esteve na Assembleia da República e tentou sensibilizar os deputados portugueses para os riscos de um segundo programa de assistência para o equilíbrio económico e financeiro do país.

A audição do comissário europeu estava a ser emitida em directo pela AR TV, canal que transmite diariamente os trabalhos parlamentares, e assim tornou-se público que a maior preocupação da Comissão Europeia “seria se Portugal precisasse de um segundo resgaste”.

Horas depois, no entanto, Günther Oettinger acabaria por emendar a mão, à margem de uma Conferência sobre o Mercado Único Digital da União Europeia.

Penso que não é necessário um segundo resgate, isso só [aconteceria] no pior cenário. Temos de fazer o que pudermos para evitar tal desenvolvimento”, disse o comissário europeu. ““Estou confiante de que os Governos fazem o que podem para estabilizar e consolidar as contas públicas e estou confiante nas perspectivas para 2017. Eu como político e tendo sido primeiro-ministro da Alemanha, sei como é difícil cortar salários, cortar no número de professores, no investimento em infraestruturas ou nas pensões.”

Pin It on Pinterest