SPEA Madeira lança Campanha “Salve uma Ave Marinha”

O dia 17 de outubro marca o lançamento da Campanha “Salve uma Ave Marinha” pela Sociedade Portuguesa para o Estudo das Aves (SPEA). A campanha alerta para o encandeamento e queda de aves marinhas como consequência da iluminação pública e automóvel.

Esta campanha, com a duração de um mês, é lançada todos os anos entre outubro e novembro para sensibilizar a população e várias entidades para a problemática da poluição luminosa e como esta afeta as aves marinhas. É neste período que as cagarras juvenis tendem a ser atraídas pela iluminação artifical e, desorientadas e encandeadas, colidem com edifícios, linhas elétricas e veículos.

Durante o mesmo período estará patente na sede da SPEA Madeira, sito na Travessa da Torre, n.º 2 – 1.º andar (Zona Velha), uma exposição de entrada livre que informa sobre as espécies alvo da campanha e documenta as ações de rua da campanha, tais como a recolha e anilhamento das aves identificadas.

Os dias 29 e 30 de outubro são foco prioritário desta campanha por serem de lua nova. “Nestas ocasiões as aves marinhas tornam-se mais sensíveis e atraídas à iluminação pública”, salienta Cátia Gouveia, coordenadora da SPEA Madeira.

Desde 2003 até agosto de 2016 foram contabilizadas cerca de 1066 ocorrências, que identificaram 47 aves mortas. No entanto, apenas algumas destas aves chegam a ser encontradas, resultando em dados recolhidos pouco representativos da totalidade de aves vítimas de poluição luminosa.

As aves encandeadas costumam ser identificadas no litoral das cidades, em promenades e passeios marítimos, ou locais sobreiluminados, aparentemente desorientadas. Assim, para o salvamento das aves marinhas, a SPEA Madeira alerta as Câmaras Municipais, empresas e população em geral para práticas energéticas que não prejudiquem as aves marinhas. Alerta também para a recolha e identificação de aves encandeadas, mediante instruções divulgadas por esta campanha. Quando se encontram feridas, o Instituto das Florestas e Conservação da Natureza deve ser contactado.

Pin It on Pinterest