Festival de Órgão da Madeira arranca esta sexta-feira

A sétima edição do Festival de Órgão da Madeira, evento organizado pela Secretaria Regional da Economia, Turismo e Cultura, através da Direção Regional da Cultura, e com direção de artística de João Vaz, arranca esta sexta-feira com o primeiro de 11 concertos que vão decorrer até 30 de outubro.

Os concertos vão ter lugar nos concelhos do Funchal e Machico, nomeadamente na Igreja Matriz de Machico, Igreja do Colégio e Conventos de Santa Clara e do Bom Jesus no Funchal (instrumentos de manufatura portuguesa setecentista) e ainda na Sé, Igrejas de São Pedro e de São Martinho no Funchal e Igreja de Nossa Senhora de Guadalupe no Porto da Cruz (órgãos importados de Inglaterra ao longo do século XIX). De sublinhar ainda que será utilizado em quatro concertos o órgão construído para a Igreja do Colégio em 2008 pelo organeiro Dinarte Machado.

Como novidades, o programa do Festival de Órgão inclui este ano uma iniciativa dirigida aos mais novos com a Organista Inês Machado e a contadora de histórias Sofia Maul, sendo que está patente no espaço INFOART da SRETC, até ao dia 30 de Outubro a exposição “A Paisagem Organística da Madeira”.

O concerto de abertura realiza-se esta sexta-feira, a partir das 21h30, na Igreja do Colégio e será protagonizado por Ludger Lohmann, uma das mais proeminentes figuras do ensino do órgão na Alemanha. Neste concerto, Lohmann irá oferecer um recital que tira partido da versatilidade do grande órgão da Igreja do Colégio: uma viagem pela Europa dos séculos XVII e XVIII, explorando as sucessivas transformações do idioma musical e as relações entre mestres e discípulos. De Roma a Leipzig. De Frescobaldi a Bach.

Recorde-se que a entrada é livre neste concerto e em todos os eventos do festival.