“Cultura e Turismo Acessível” em debate no Funchal

A Câmara Municipal do Funchal realiza hoje e amanhã, dias 20 e 21 de outubro, o I Encontro de Cultura e Turismo Acessível, no Teatro Municipal Baltazar Dias, com a participação de vários especialistas. Neste encontro estão em debate as oportunidades e os desafios das instituições, empresas e associações no que concerne à inclusão e à participação cultural de todos os cidadãos, abordando o potencial turístico das cidades acessíveis.

O presidente da Câmara Municipal do Funchal, Paulo Cafôfo, refere que “as políticas de inclusão e acessibilidade são uma imagem de marca deste Executivo e que o Turismo Acessível, em particular, foi um dos vetores consagrados na Estratégia Municipal do Turismo, apresentada no início do ano”.

O edil explica, ainda, que “a operacionalização dos percursos acessíveis na cidade já está em prática. O novo site municipal de Turismo, por exemplo, possui uma seção dedicada apenas ao Turismo Acessível, com a discriminação das acessibilidades de hotéis, museus, teatros ou igrejas no Funchal”.

Paulo Cafôfo remata que “a cidade é para todos os turistas mas, principalmente, para quem vive nela, pelo que a boa oferta turística deve ser o resultado lógico de um território sustentável”.

O programa do evento conta com a presença de vários oradores de referência: Carlos Duarte, Vice-Presidente da Comissão para a Cidadania e Igualdade de Género; Helena Ribeiro, do Departamento de Desenvolvimento e Inovação do Turismo de Portugal; Ana Garcia, especialista em Turismo Acessível e membro da Direção da European Network of Acessible Tourism; ou Paula Teles, Coordenadora Nacional da Rede de Cidades e Vilas com Mobilidade para Todos, entre outros. O encontro contará, também, com a participação do Grupo Dançando com a Diferença, que venceu o Prémio Acessibilidade Física 2016.

Pin It on Pinterest