Funchal reforça aposta no Turismo Acessível

O presidente da Câmara Municipal do Funchal, Paulo Cafôfo, discursou ontem na abertura do I Encontro de Cultura e Turismo Acessível, promovido pela autarquia, e que decorre até hoje, no Teatro Municipal Baltazar Dias. O encontro conta com a participação de vários especialistas e debate as oportunidades e os desafios das instituições, empresas e associações no que concerne à inclusão e à participação cultural de todos os cidadãos, abordando o potencial turístico das cidades acessíveis.

Na ocasião, o edil funchalense destacou o facto do Encontro decorrer “durante a Semana Municipal da Igualdade”, antes de lembrar que “as políticas de inclusão e acessibilidade são uma imagem de marca deste Executivo e que o Turismo Acessível, em particular, foi um dos vetores consagrados na Estratégia Municipal do Turismo”.

Paulo Cafôfo explicou, ainda, que “a cidade é para todos os turistas mas, principalmente, para quem vive nela, pelo que a boa oferta turística deve ser o resultado lógico de um território sustentável”, acrescentando que “a inclusão e a participação cultural são direitos de todos os cidadãos, mas são igualmente oportunidades”.

Neste capítulo, considera, “o Funchal tem condições particularmente favoráveis”, que têm de ser aproveitadas. “Temos de apostar, adaptar e estar preparados”, sublinhou.

O autarca mencionou, igualmente, dados da União Europeia que revelam uma importância crescente do segmento das pessoas com necessidades especiais. Os respetivos fluxos turísticos totalizavam, em 2012, cerca de 783 milhões de viagens dentro da UE, com um crescimento previsto para cerca de 862 milhões de viagens, em 2020.

Paulo Cafôfo acredita que “os números falam por si”, tendo abordado, por fim, o trabalho que a Autarquia tem desenvolvido neste capítulo, com destaque para a Praia Inclusiva, o Site Municipal de Turismo e uma variedade de medidas nas áreas do Trânsito, da Educação e das Obras Públicas.

Pin It on Pinterest

Advertisment ad adsense adlogger