“O Sal da Vida” em exposição no Coliseu Micaelense

“O Sal da Vida” é como se intitula a exposição, da autoria de Gabi Pontes, que será inaugurada no próximo 26 de outubro, às 18h00, no Hall do Coliseu Micaelense, podendo ser apreciada até 24 de novembro. A mostra está aberta de terça a sexta-feira entre as 14h00 e as 18h00.

Em exposição vão estar vinte fotografias de coleção e que são o resultado de duas visitas que a artista fez a Cabo Verde, uma primeira em 2015 à Ilha do Sal e outra em 2016 à Boavista.

Na nota de apresentação da exposição, Gabi Pontes conta que ao aterrar sentiu-se de imediato envolvida por uma brisa quente, esquecendo o registo europeu e acertando o ponteiro com o ritmo africano, sem nunca perder a sensação de estar em casa pelo facto de se falar português (e crioulo) e por o Benfica ser o clube de eleição.

Na sua passagem pelo Sal e Boavista, Gabi não ficou indiferente à paisagem árida, às praias desertas e à população tão hospitaleira, em ilhas onde não há indústria, serviços ou agricultura e a população vive essencialmente do turismo e da pesca.

“Vive-se com muito pouco. Não há dúvida, que o sal da vida são as crianças e estas estão sempre presentes. Rostos sorridentes, olhos curiosos e atentos”, descreve a fotografo, acrescentando que “ali a vida faz-se de ritmos quentes e de melodias antigas e contagiantes. A vida é vivida, saboreada num tempo que não se mede em horas nem em minutos”.

Gabi Pontes, é natural da ilha de São Miguel – Açores, tendo desde cedo manifestado gosto pela fotografia e nos últimos anos apostado em formação na área.

A artista considera a fotografia “uma constante viagem de aprendizagem e descoberta de si própria e de tudo aquilo que a rodeia”.

Pin It on Pinterest