Escolas ganham mais 42 Delegados de Segurança

No âmbito do Projeto “Educação para a Segurança e Prevenção de Riscos”, da Secretaria Regional de Educação, 42 docentes concluíram formação específica para constituírem-se Delegados de Segurança nas escolas. Estes novos elementos têm como principal função e objetivo auxiliar os gestores das escolas a fazer cumprir as diretivas legais relacionadas com a segurança contra incêndios, implementando anualmente as obrigatórias medidas de autoproteção, entre as quais se destacam os simulacros.
Os Delegados de Segurança são também responsáveis por um projeto pedagógico relacionado com a prevenção de riscos, onde consciencializam a população escolar para temáticas como os riscos naturais e tecnológicos, os gestos que salvam vidas, a dengue, os primeiros socorros, entre outros. Os recursos pedagógicos para estes temas – vídeos, jogos, apresentações, inquéritos, check-lists, quebra-cabeças – foram criados e desenvolvidos pelos parceiros deste projeto.
Nesta ação de 25 horas creditada pela Direção Regional de Educação, os novos Delegados de Segurança receberam formação, para além da SRE, de todos os parceiros do projeto: Serviço Regional de Proteção Civil, Associação Insular de Geografia, Serviço de Defesa do Consumidor e IA Saúde.

Pin It on Pinterest