Candidaturas ao Portugal 2020 atingiram um novo recorde

Nos meses de setembro e outubro deste ano, as candidaturas aos concursos pelas empresas ao Portugal 2020 atingiram um novo recorde, com um volume global de propostas de investimento de 3,2 mil milhões de euros.

O valor de investimento suplanta o dos concursos do mesmo tipo realizados em abril e maio, que já haviam registado uma afluência recorde desde o início da aplicação dos fundos europeus em Portugal.

Ao todo, foram apresentados 3227 projetos, que preveem a criação líquida de cerca de 12 400 postos de trabalho, equivalente a um crescimento das exportações de 2,2 mil milhões de euros.

Estes são projetos de investimento privado, parcialmente apoiados pelos programas do Portugal 2020, competindo aos promotores uma parte do financiamento.

Na sequência do Plano 100 (que consistiu no pagamento de 100 milhões de euros às empresas nos primeiros 100 dias de governação), o Governo tem o objetivo de pagar às empresas 450 milhões de euros até ao final de 2016. Em 31 de outubro, os pagamentos tinham atingido os 378 milhões de euros.

O Governo, no Orçamento do Estado para 2017, estima que seja alocada às empresas uma verba de mil milhões de euros de fundos europeus.

Pin It on Pinterest