Já foram administradas 560 mil vacinas contra a gripe

O Diretor-Geral da Saúde emitiu um comunicado a reforçar as recomendações para a vacinação contra a gripe para a época de 2016/2017.

No documento lembra que a gripe é uma doença contagiosa que, na maior parte das vezes, cura espontaneamente. “No entanto, podem ocorrer complicações da doença, por vezes graves, particularmente em pessoas com determinadas condições crónicas ou com idade igual ou superior a 65 anos”, pelo que a “vacinação é a melhor prevenção para evitar complicações da gripe”.

A Direção-Geral da Saúde informa que desde 1 de outubro, foram já administradas, gratuitamente, nos centros de saúde 560 000 vacinas, além das cedidas aos residentes em lares e noutras instituições.

“A vacinação contra a gripe é recomendada às pessoas com idade igual ou superior a 65 anos e às pessoas pertencentes a grupos de risco (doentes crónicos e imunodeprimidos, grávidas, profissionais de saúde e outros prestadores de cuidados)”, sendo também gratuita para os indivíduos acima referenciados, assim como para para profissionais de saúde que trabalham diretamente com doentes.

O Diretor-Geral da Saúde lembra ainda que a vacina gratuita contra a gripe está disponível nos Centros de Saúde e é de uma marca que também é vendida nas farmácias. “A vacina gratuita não necessita de prescrição médica para ser administrada, nem está sujeita ao pagamento de taxa moderadora”.

Referir, por último, que a vacinação decorre durante todo o outono e inverno, e as pessoas devem vacinar-se, preferencialmente, até ao final do ano. “Não deixe que a gripe o apanhe desprevenido! Vacine-se!”


PUB