Comer um ovo por dia reduz o risco de AVC

Um novo estudo realizado por cientistas do Instituto EpidStat, nos EUA, sugere que os ovos podem até ajudar a reduzir o risco de AVC.

Como reporta o Medical Daily, os investigadores analisaram sete estudos semelhantes sobre os efeitos do consumo do ovo na saúde cardiovascular.

Tal como nos estudos anteriores, os cientistas descobriram que não há uma ligação clara entre comer ovos regularmente e a doença arterial coronária ou as doenças cardiovasculares em geral.

O estudo publicado no Journal of The American College of Nutrition, concluiu que o consumo de um ovo por dia está associado a uma diminuição de 12% no risco de AVC.

“Com base nos resultados desta análise, o consumo de até um ovo por dia pode contribuir para uma diminuição do risco de acidente vascular cerebral, e a ingestão diária de ovos não parece estar associada ao risco de doença arterial coronária”, revela o novo estudo.

Apesar de o motivo científico para este efeito ainda não ter sido descoberto, o investigador Dominik Alexander sugere que “os ovos têm muitos atributos nutricionais positivos”, que reduzem o stress oxidativo, a inflamação e a tensão arterial.

De acordo com os especialistas, os ovos são um alimento de baixo custo com bastante nutrientes, e fornecem uma fonte valiosa de proteína, antioxidantes, vitaminas e minerais.


PUB