XV Encontro Regional de Bibliotecários, Arquivistas e Documentalistas nos Açores

Terá lugar no próximo dia 18 de novembro, na Biblioteca Pública e Arquivo Regional de Ponta Delgada, o XV Encontro Regional de Bibliotecários, Arquivistas e Documentalistas onde será debatida a temática dos acervos digitais.

Fátima Soares Sousa, presidente da Delegação Açores – BAD salienta que “este ano é abordada a temática da Gestão de Acervos Digitais. É uma realidade que coloca grandes desafios aos profissionais da área e que carece de uma análise cuidada e refletida”, acrescentando ainda que “convidámos palestrantes de renome a nível nacional e regional que se têm debruçado sobre esta temática ou que estão ligados à implementação de projetos pioneiros na área”.

O dia de trabalhos irá começar com Francisco Barbedo, DGLAB, com a palestra intitulada “Preservar informação digital em redes e serviços distribuídos”, seguindo-se Miguel Ferreira, da Keep Solutions, com o tema “Ferramentas de software ao serviço da criação de acervos digitais”.

“A Adoção do ICA-AtoM para a Descrição e Acesso da Informação Arquivística” será a temática abordada por Paulo Batista, consultor científico independente. José Júlio Ribeiro e João Paulo Constância, da Estrutura para a Casa da Autonomia, irão apresentar um projeto em curso–“PAAD: uma plataforma open source para gestão integrada da informação”.

Após a pausa para almoço, os trabalhos retomam com Nélia Dias, da Câmara Municipal de Ponta Delgada, que irá apresentar o projeto “PDL Zero Papel – Desmaterialização de Processos”, seguindo-se Ana Franqueira, ex-responsável pelo Arquivo da SIC, com a comunicação intitulada “Gestão de Conteúdos Digitais Audiovisuais”.

Fernando Ribeiro, da Universidade dos Açores, apresentará o “Repositório da Universidade dos Açores”, cabendo a Helena Patrício, da Biblioteca Nacional, encerrar o ciclo de trabalhos com a abordagem dos “Contextos e estratégias para a Biblioteca Nacional Digital”.

O XV Encontro Regional de Bibliotecários, Arquivistas e Documentalistas conta com o apoio de várias entidades e empresas, nomeadamente, o Governo dos Açores, a Biblioteca Pública e Arquivo Regional dos Açores, a Câmara Municipal de Ponta Delgada, o Hotel Gaivota, a Global Solutions, a Guia, a EAD, a Silvergrey e a Keep Solutions.

O arranque dos trabalhos está agendado para as 9:00 da manhã, sendo possível encontrar mais informações sobre o encontro na página web da BAD.

Pin It on Pinterest

Advertisment ad adsense adlogger