Sommelier Tristan Ringenbach vence concurso Trophée Expert Madère

O Sommelier Tristan Ringenbach, natural da Alsácia, é o vencedor do Concurso Trophée  Expert Madère, que incluiu os nove finalistas do Concurso “Melhor Sommelier de França de 2016” cuja final  decorreu na cidade de Toulouse.

Tristan Rigenbach é detentor de um vasto curriculum associado ao serviço do Vinho em França onde exerceu a sua actividade em  conceituados restaurantes, tendo anteriormente ganho o prémio de “Melhor Jovem Sommelier da Borgonha”. Actualmente é proprietário de uma loja de Vinhos, localizada na cidade de Lyon, onde também ministra acções de carácter educativo e formativo sobre Vinhos a clientes e associados.

Como prémio do concurso Trophée Expert Madère , o sommelier terá oportunidade de visitar brevemente a  Madeira e de  visitar as empresas produtoras /exportadoras de Vinho Madeira bem como de  conhecer in loco as especificidades da Região de produção do “Madeira”.

O Trophée Expert Madère, que foi organizado pela Union de la Sommelerie Française (UDSF) em parceria com o Instituto do Vinho, do Bordado e Artesanato da Madeira (IVBAM) pretendeu eleger o melhor sommelier de França em Vinho Madeira, e incluiu, numa  primeira fase,   formação sobre  Vinho Madeira junto destes profissionais, e posteriormente  a realização de um  exame teórico/ pratico aos candidatos.

O anuncio do grande vencedor  Expert Madère decorreu, esta semana, numa cerimónia que incluiu a realização da  final do prestigiado concurso Meilleur Sommelier de France 2016 e anuncio do respectivo vencedor, e na qual marcaram presença  profissionais do sector vínico francês assim como a  imprensa.

De referir que em termos de exportação de Vinho Madeira, a França ocupa o 1ºlugar da tabela, traduzindo-se em 2015 num valor liquido de 3.882.554,77 euros.

A realização destas ações enquadra-se no Plano Promocional do Vinho Madeira, cofinanciado no âmbito Programa Operacional “Regional da Madeira 2014-2020”.

Pin It on Pinterest