Museu de Imprensa lança Biografia Multimédia sobre Manuel António Pina

O Museu Nacional da Imprensa vai lançar na próxima 6ªf, dia 18, na Internet, uma Biografia Multimédia sobre o jornalista e escritor Manuel António Pina. Chama-se “A Luz das Palavras” e reúne uma vasta informação sobre “o prémio Camões 2011”, que durante vários anos foi membro do Júri do Concurso Textos de Amor organizado pelo MNI.

Esta iniciativa será presidida pelo Ministro da Cultura, Luís Filipe de Castro Mendes, e insere-se em mais uma homenagem do MNI àquele jornalista e escritor falecido em 2012. A data coincide com o aniversário do seu nascimento (18.11.1943). A sessão principia às 18,30 e contempla também o anúncio dos vencedores do Concurso de Textos de Amor Manuel António Pina 2016, seguido da entrega de prémios.

A Biografia Multimédia de Manuel António Pina – “A Luz das Palavras” – está distribuída por vários capítulos, contemplando diversas facetas de MAP, e conta com a participação de escritores e jornalistas. Além de um testemunho de Eduardo Lourenço e de textos de Vasco Graça Moura, Mário Cláudio, Batista Bastos, José Jorge Letria e Afonso Cruz, entre outros, esta biografia inclui dezenas de fotografias e vídeos sobre o biografado.

A obra apresenta também excertos de uma entrevista feita ao pai do escritor, e mostra toda a bibliografia, uma fotobiografia, os Prémios atribuído a MAP, e muitos materiais relativos às exposições que o MNI organizou (no Porto em 2012 e em Sabugal, 2013) e a outras iniciativas como a Onda Pina e Homenagem 7×10, eventos que envolveram centenas de estudantes de Português no estrangeiro (do Japão à Argentina) e em muitas escolas portuguesas.

Esta Biografia Multimédia resulta de inúmeros contributos e é coordenada por Luiz Humberto Marcos, diretor do Museu.

 

Textos de Amor

O concurso Textos de Amor 2016 recebeu cerca de 500 participações, de diversos pontos do país e até do estrangeiro. Os prémios, que incluem viagens (Madeira), passeios no Douro, fins- de-semana e jantares românticos (sempre para duas pessoas), além de livros e vinho do Porto serão anunciados durante a sessão de 18 de novembro. O Júri desta edição 2016 foi constituído por Fernando Pinto Amaral, José Miguel Gaspar, Luiz Humberto Marcos e Pires Laranjeira.

Este concurso, de âmbito nacional, começou em 2001, ano do Porto-Capital da Cultura, e durante as primeiras edições até 2009, contou com MAP no seu Júri. Em 2013, em sua homenagem, passou a ser designado “Concurso de Textos de Amor Manuel António Pina”.

Estas iniciativas do Museu Nacional da Imprensa em homenagem a Manuel António Pina são apoiadas por várias entidades, designadamente o Jornal de Notícias, a Porto Editora, a Club Tour, a Tomaz do Douro, a Douro Acima, o Four Views Hotels, o Grande Hotel das Caldas da Felgueira (Caldas da Felgueira – Termas & Spa), o Instituto Multimédia, a Câmara Municipal do Sabugal, o Metro do Porto e o Instituto dos Vinhos do Douro e do Porto.

Pin It on Pinterest