Câmara de Lobos liderar o ranking de Bandeiras Verdes na RAM

Decorreu ontem, pelas 10 horas, na Praça da Autonomia, a cerimónia de hastear de Bandeiras Verdes dos 23 estabelecimentos de ensino e educação do Município de Câmara de Lobos, atribuídas no âmbito da sua participação do no projeto nacional Eco-Escolas durante o ano letivo de 2015/2016, promovido pela ABAE – Associação Bandeira Azul da Europa.

O Município de Câmara de Lobos lidera, uma vez mais, ranking de Bandeiras Verdes na RAM e mantém posição cimeira a nível nacional, ao conseguir o pleno dos estabelecimentos de educação do concelho galardoados com a Bandeira Verde. Dos 23 estabelecimentos de ensino existentes no concelho, todos foram novamente contemplados com a bandeira verde do programa Eco-Escolas.

O município participa ininterruptamente neste programa desde o ano letivo 2002/03 e atualmente todos os estabelecimentos de ensino do município desenvolvem este programa, o que faz com que Câmara de Lobos continue a liderar, consecutivamente, o ranking de Bandeiras Verdes na Região Autónoma da Madeira.

Na alocução proferida aos alunos e professores das 23 escolas que estiveram presentes na cerimónia de hastear de bandeiras, o Presidente da Câmara, Pedro Coelho, destacou o empenho de toda a comunidade educativa na implementação do programa Eco-Escolas no Município e na promoção de uma maior consciência ambiental das crianças e da população em geral, salientando-se o empenho na adoção de comportamentos ambientalmente mais sustentáveis. O edil referiu que a autarquia prosseguirá a política de apoio à dinamização do projeto, nomeadamente disponibilizando materiais e recursos humanos com vista à concretização das iniciativas, e destacou que no ano letivo transato investimento global rondou os 12.500 euros.

No âmbito da cerimónia, que contou também com a participação da Diretora Regional de Ambiente e Ordenamento do Território, Susana Fontinha, e do Diretor Regional de Inovação Educativa, Carlos Andrade, foi atribuído o prémio monetário de 300,00 euros a cada escola galardoada com a Bandeira Verde, para a aquisição de materiais didáticos e outros para a dinamização das ações no âmbito do projeto.

Este ano foram galardoadas com Bandeira Verde os seguintes estabelecimentos de ensino: as escolas básicas de primeiro ciclo e pré-escolar de Câmara de Lobos, Fonte da Rocha, Ribeiro de Alforra, Lourencinha, Rancho, Garachico, Marinheira, Estreito de Câmara de Lobos, Vargem, Covão, Foro, Jardim da Serra e Quinta Grande, as Escolas Básicas 2+3 do Estreito de Câmara de Lobos, Torre, Escola B123 do Curral das Freiras, a Escola Secundária Dr. Maurílio da Silva Dantas, e os jardins-de- infância de Santa Cecília e Carmo. E ainda o Centro de Atividades Ocupacionais de Câmara de Lobos, a Fundação D. Jacinta de Ornelas, o Infantário Universo dos Traquinas, e o Infantário Golfinho.

Para além das bandeiras verdes, EB1/PE do Jardim da Serra conquistou o primeiro lugar no 1º escalão na categoria criar com estilo no concurso Nacional – Ilhas “Roupa Usada não está Acabada”.

bandeiras2

 

Pin It on Pinterest