Semana do Património em Angra do Heroísmo

De 15 a 19 de novembro, decorre na cidade de Angra do Heroísmo, ilha terceira – Açores, a “Semana do Património”, evento promovida pela Câmara Municipal de Angra do Heroísmo, em parceria com o Museu de Angra do Heroísmo, o Instituto Histório da Ilha Terceira, a Biblioteca Pública e Arquivo Regional Luís da Silva Ribeiro, o Centro Hípico da Ilha Terceira e a Escola Francisco Ferreira Drummond.

O programa elaborado por ocasião da celebração do Dia da Unesco (16 de novembro) contempla uma panóplia diversificada de atividades, direcionada a públicos de várias idades, com o objetivo de envolver não só os munícipes angrenses de forma ativa com a sua cidade património mundial, mas também quem por cá está de passagem.

Assim sendo, para além da exposição de fotografia “Tulare – Uma Visita Parcial” que estará patente entre 15 e 18 de novembro no Átrio Superior dos Paços do Concelho, o programa inclui no dia 15 de novembro uma visita interpretativa ao Monte Brasil acompanhada pelo Paulo Barcelos, que tem como ponto de encontro o Pico das Cruzinhas pelas 10h00.

A 16 de novembro pelas 10h00 está marcada uma Mostra de Artes e Ofícios de Antigamente no Mercado Duque de Bragança, pelas 10h15 uma visita à exposição de fotografia “ Angra do Heroísmo, Património Mundial”, seguida de conversa com Assunção Melo subordinada ao tema “Angra do Heroísmo, Património Mundial – Peripécias da Classificação” e respetiva visita à Biblioteca Pública e Arquivo Regional Luís da Silva Ribeiro.

No dia 17 de novembro, decorre pelas 10h00 uma visita interpretativa ao Centro Histórico de Angra do Heroísmo acompanhada pelo Francisco Maduro Dias, cujo tema é “Água, Luz e Sombra”, seguindo-se às 14h00 mais uma edição do Peddy Paper “Saber de Angra”, com a Escola Secundária Jerónimo Emiliano de Andrade como ponto de partida.

No penúltimo dia da Semana do Património, sexta-feira 18 de novembro, para além da visita interpretativa à Ribeira dos Moinhos acompanhada pelo Vítor Brasil, cujo início está marcado para as 10h00 no Engenho dos Pregos na Ponta do Muro, haverá às 21h00 uma sessão de cinema Drive In na Praça de Armas do Castelo de São João Batista, onde será exibido o filme “O Jogo da Imitação”.

A abrir o ultimo dia da Semana do Património, sábado 19 de novembro, haverá animação infantil na Praça Velha com insufláveis e pinturas faciais às 10h00, sendo que também às 10h00 decorre um raid fotográfico ao Centro Histórico, acompanhado pelo Paulo Mendonça, tendo como ponto de partida o Alto das Covas, seguindo-se às 10h30 um passeio de Pónei da Ilha Terceira na Praça Velha.

A parte da tarde inicia-se com um passeio comemorativo do Dia Europeu do Enoturismo, que passará pelo interior da Ilha, Biscoitos, São Bartolomeu, e Negrito, iniciativa com a colaboração da Confraria do Vinho Verdelho dos Biscoitos, e que tem como ponto de concentração parque de estacionamento do Bailão às 14h00.

Às 15h00 realiza-se a visita ao Navio Lidador, atividade que necessita de inscrição que pode ser efetuada no espaço “Water 4 Fun” situado na Marina de Angra do Heroismo, seguindo-se a hora do conto com três histórias curtas de tradição oral, na Biblioteca Pública e Arquivo Regional Luís da Silva Ribeiro às 16h00.

A encerrar a Semana do Património estarão os Batukes em Palco com o seu espectáculo Another Way of Drumming, para mais um Serão no Teatro Angrense, com início marcado para as 21h30.

“É com um grande orgulho que, o Município de Angra do Heroísmo em parceria com diversas entidades do concelho promove a Semana do Património, um evento que enaltece a nossa cidade Património Mundial e que realça e reforça Angra enquanto cidade de Cultura e Património no panorama nacional e internacional”, afirma Raquel Caetano Ferreira, a vereadora da Cultura da autarquia de Angra de Heroísmo.

Pin It on Pinterest