Prémio H.E.R.O. atribuído ao Serviço de Busca e Salvamento Marítimo português

O Maritime Rescue Coordination Centre (MRCC) de Lisboa e o MRCC Delgada receberam hoje o prémio H.E.R.O. 2016, que premeia o trabalho desempenhado na Busca e Salvamento.

O prémio H.E.R.O. (Honouring Excellence in Rescue Operations) é atribuído anualmente pela Federação Internacional de Salvamento Marítimo (IMRF, International Maritime Rescue Federation) e aplica-se tanto a indivíduos como equipas que desempenhem missões de resgate, inovações tecnológicas, desenvolvimento de iniciativas e outros serviços âmbito Busca e Salvamento Marítimo que se destaquem.

Em 2015 o Serviço de Busca e Salvamento Marítimo (MRCC Lisboa e MRCC Delgada) registou um total de 636 casos SAR que resultaram em 501 vidas salvas. Este resultado operacional foi alcançado com uma taxa de sucesso de 97%, considerando as fórmulas IMO para taxa de eficácia de salvamento no mar.

Portugal tem a maior área de Busca e Salvamento Marítimo (SRR, Search and Rescue Region) de todo o continente Europeu. Esta área de responsabilidade é sessenta e duas vezes maior que a área terrestre, compreendendo mais de cinco milhões de quilómetros quadrados.

Os MRCC Lisboa e Delgada, decorrente dos compromissos assumidos por Portugal no âmbito da Convenção de Busca e Salvamento Marítimo da Organização Marítima Internacional (IMO), têm por missão coordenar as ações e os meios empenhados em operações de busca e salvamento marítimo, na Região de Busca e Salvamento Marítimo (SRR) de Lisboa e de Sta. Maria.

Na dependência do Centro de Coordenação de Busca e Salvamento Marítimo de Lisboa (MRCC Lisboa), funciona o Subcentro de Coordenação de Busca e Salvamento Marítimo do Funchal (MRSC Funchal).

O Sistema de Busca e Salvamento Nacional, dirigido pelo Ministério da Defesa, inclui ainda outras entidades que contribuem com os seus meios e capacidades específicos que permitem uma eficiente gestão de meios.

Este Sistema inclui o Serviço de Busca e Salvamento Marítimo que opera com meios da Marinha e cuja responsabilidade se refere a todas as acções relacionadas a acidentes envolvendo navios e embarcações no mar. O MRCC Lisboa e o MRCC Delgada trabalham vinte e quatro horas por dia, sete dias por semana, sob a autoridade do Vice Almirante Comandante Naval, o Coordenador SAR Nacional.

O Encontro Regional da IMRF realiza-se este ano em Cascais, de 14 a 16 de Novembro de 2016 e é organizado pelo Instituto de Socorros a Náufragos (ISN) e pela Plataforma das Indústrias da Defesa Nacional (idD).

Pin It on Pinterest