Fórmula governativa superou as expectativas, diz Marcelo

O Presidente da República disse hoje que a actual fórmula governativa superou as expectativas quanto à estabilidade política e social. Segundo Marcelo Rebelo de Sousa, neste quadro, “um centrão artificial imposto na governação do país seria pouco clarificador”.

O Chefe de Estado defendeu esta posição na abertura da conferência “Que direcção para Portugal e a Europa?”, promovida pelo Jornal de Negócios, no ISCTE – Instituto Universitário de Lisboa.

Marcelo considera que hoje existe internamente uma “estabilidade que é desejável, e que o Presidente da República tudo tem feito para que se mantenha, na área do Governo, como na área da oposição, no plano dos partidos, como no plano das suas lideranças”.

O Presidente da República lembrou que no início deste ano havia “perspectivas tendencialmente negativas” quanto à estabilidade em Portugal.

Conseguimos garantir a estabilidade política que se considerava questionável. Estabilidade na existência de Governo, estabilidade nas relações entre Governo e Assembleia da República, com uma fórmula governativa particularmente complexa e nunca ensaiada em Portugal, na cooperação institucional entre o Governo e o Presidente da República”, acrescentou. “Quer o processo de estabilização política, quer o processo de estabilização social foram processos complexos e difíceis de pilotar, mas superaram as expectativas. E estamos quase no fim do ano de 2016 podendo dizer que esses problemas que eram aparentemente inultrapassáveis em Fevereiro/Março deste ano foram razoavelmente ultrapassados.”

Pin It on Pinterest

Advertisment ad adsense adlogger