Mais de1300 escuteiros na Cerimónia Nacional em Évora

Mais de 1300 escuteiros, e ainda familiares e amigos de todo o país, bem como a comunidade local, vão encontrar-se em Évora para receber e, depois, levar para as suas comunidades locais a Luz da Paz de Belém. Trata-se duma chama que se encontra sempre acesa na Gruta da Natividade, em Belém, o local onde Jesus nasceu. Numa iniciativa dos escuteiros da Áustria, uma Luz é acesa nessa Gruta todos os anos por um jovem austríaco e, posteriormente, partilhada a partir de Viena com todos os que queiram participar, para que a façam chegar aos respetivos países com uma mensagem de Paz e Reconciliação. Esta chama, sem nunca se apagar durante o percurso, chega a Portugal no dia 11 de dezembro, pela mão de 4 escuteiros do Corpo Nacional de Escutas (CNE).

O convite feito pelo Pe. Luís Marinho, Assistente Nacional do CNE, é claro: “A partilha duma pequena e frágil luz vinda de Belém recorda a todos os escuteiros o essencial da sua missão: vivemos para servir, anunciando com a vida que o acolhimento do Menino Jesus dá calor e beleza ao nosso”, e toda a associação se mobiliza nesse sentido.

Joaquim Freitas, Secretário Internacional do Corpo Nacional de Escutas, salienta ainda a importância desta cerimónia recordando que “é nos pequenos gestos, mas de grande significado, que procuramos realizar o mote deste ano da Luz da Paz de Belém: “Construir a Paz com coragem e criatividade. De Évora esta chama correrá todo o país, de mão em mão, de boa-ação em boa-ação”.

A Eucaristia de partilha da Luz será presidida pelo Arcebispo de Évora, D. José Alves, às 17h00, na Sé de Évora, onde são esperados mais de 1000 escuteiros de todo o país, incluindo representantes de todas as Regiões do CNE.

Estará também presente o Chefe Nacional do CNE, Norberto Correia, e o Chefe Nacional Eleito Ivo Faria.

Durante o dia, a partir das 14h00, haverá um conjunto de atividades destinadas a todos os escuteiros participantes, relacionadas com a Luz da Paz, que têm lugar no centro histórico da cidade de Évora e culminam na Eucaristia. Eucaristia. Viver e construir a paz com coragem e criatividade dará o mote do trabalho de preparação para o acolhimento da Luz da Paz de Belém em Évora. As comitivas serão acolhidas com dinâmicas e workshops que levem os jovens e os adultos a viver o tema e prepararem a sua boa ação, no caminho do advento para o Natal.

Pin It on Pinterest