Provas de Vinho Madeira nos EUA com “casa esgotada”

O Instituto do Vinho, do Bordado e do Artesanato da Madeira (IVBAM) realiza, esta semana, provas de Vinho Madeira nos EUA, dirigidas exclusivamente a profissionais do setor vínico. Esta ação, que contará com a presença detrês empresas produtoras e exportadoras de Vinho Madeira: Henriques & Henriques; Justinos Madeira Wines e Vinhos Barbeito, terá como cidades alvo São Francisco e Los Angeles.

“A expetativa criada em torno destas provas de Vinho Madeira tem sido enorme, encontrando-se as mesmas já esgotadas e com lista de espera”, destaca em comunicado o IVBAM.

A primeira ação decorrerá em São Francisco, seguindo-se a cidade de Los Angeles. O programa estipulado para as duas cidades é semelhante, e tem início com a realização de um seminário sobre Vinho Madeira, durante o qual serão aprofundadas as características ímpares dos Vinhos Madeira, sendo o orador o conceituado jornalista e crítico de vinhos, Roy Hersh.

Posteriormente decorrerão provas abertas, onde os convidados terão a oportunidade de provar, em contato direto com os produtores, os mais recentes lançamentos, bem como alguns dos mais emblemáticos Vinhos Madeira das 3 empresas presentes na ação.

O mercado norte-americano é historicamente um dos mais relevantes para o Vinho Madeira, a 4 de julho de 1776, a independência dos Estados Unidos da América foi celebrada com Vinho Madeira e volvidos 240 anos, o mercado norte-americano continua a ser dos principais destinos de exportação do Vinho Madeira.

Nos EUA, um dos maiores mercados mundiais de vinho, os Madeira possuem um longo historial de prestígio, sendo encarados como uma tipologia de vinhos super premium. A exportação no ano transato para este mercado representou em litros 159.081 sendo o equivalente em valor a 1.767.268,86 €.

A realização desta ação enquadra-se no Plano Promocional dos Vinhos da Madeira cofinanciado no âmbito Programa Operacional “Regional da Madeira 2014-2020”.

Pin It on Pinterest