‘Escola como local de projetos de vida’

O secretário regional de Educação, Jorge Carvalho, participou esta terça-feira, dia 6 de dezembro, na sessão de abertura do XII Colóquio CIE-UMa “(Contra) Tempos de Educação e Democracia, evocando John Dewey”, que decorre no Auditório da Reitoria da UMa até ao dia de hoje.

Na ocasião, o governante elogiou o Centro de Investigação em Educação por promover o debate em torno da Educação e da Democracia, evocando o filósofo John Dewey, quando se assinala o centenário de “Democracy and Education”, considerado o livro marcante da sua carreira.

“Esta obra assenta numa filosofia em que a educação apela à democracia, à participação e à ação na esfera pública, a partir da escola, para que através desta seja alcançada uma sociedade mais justa, mais solidária e mais equitativa. Outro princípio de John Dewey era o de encarar a educação como um instrumento para a resolução de problemas reais, a experiência enquanto geradora de conhecimento”, apontou Jorge Carvalho, considerando a filosofia do norte-americano sinónimo de valorização da pessoa e da sua vivência democrática.

“O importante é valorizar o aluno, a criança, as suas vivências, as suas experiências. Olhar a escola como o local de construção de projetos de vida, onde podemos preparar os nossos alunos para serem cidadãos participativos, críticos e, sobretudo, pensantes. Cidadãos que criem, inovem, que empreendam e vençam na vida», preconizou o Secretário Regional, relevando o papel dos professores, enquanto «corpo altamente especializado que faz a diferença e incentiva os alunos para a vivência democrática».
«Uma escola democrática é aquela que apresenta soluções para todos, inclusiva. É isso que nós entendemos”, concretizou Jorge Carvalho.


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