Fernando Medina participa em encontro de autarcas com Papa Francisco

O Presidente da Câmara Municipal de Lisboa, Fernando Medina, é um dos autarcas convidados (Manuela Carmena, de Madrid, Anne Hidalgo, de Paris e Ada Colau, de Barcelona, também, entre outros) a participar na conferência internacional, promovida pelo Papa Francisco, “Europa: os refugiados são nossos irmãos e irmãs”, que decorre na sexta-feira e sábado, 9 e 10 dezembro, na Cidade do Vaticano.

O encontro, dinamizado pela Academia Pontifícia das Ciências e Ciências Sociais, procura chamar a atenção para a situação que milhares de pessoas enfrentam na sequência dos longos conflitos armados que têm assolado os seus países de origem e que têm como consequência a expulsão de suas casas de milhares de homens, mulheres e crianças. Além disso, outras das causas apontadas pelo Sumo Pontífice para o crescente número de refugiados e deslocados são as catástrofes naturais, resultantes de agressões ao meio ambiente, fruto de decisões “egoístas de uns poucos” que põem em causa a vida de “muitos”.

Por isso, para o Papa Francisco, deve ser dada “prioridade a todas as intervenções que tenham como objetivo primordial mudar a vida aos excluídos e marginalizados que mais necessitam de nossa ajuda”.

No âmbito da cimeira, que reúne responsáveis locais de todos os pontos do Mundo, o Vaticano exorta os presidentes de câmara a que, como autoridades mais próximas das pessoas, atendam às necessidades para acomodar e regularizar todos os tipos de migrantes ou refugiados. “Os autarcas devem levantar a voz para promover pontes e não muros e a sua autoridade deve ser colocada ao serviço do desenvolvimento sustentável e integral, da justiça e da paz”, lê-se na nota divulgada pela Academia Pontifícia das Ciências.

Neste contexto, Fernando Medina considera que “a Europa ainda não conseguiu resolver a crise dos refugiados porque alguns dirigentes de países deste continente se deixaram tomar pelos egoísmos nacionais, pelas tentativas de fechar fronteiras, pelas cedências ao egoísmo”.

Pin It on Pinterest

Advertisment ad adsense adlogger