MNE renova pedido de levantamento de imunidade diplomática

O Ministério dos Negócios Estrangeiros (MNE) voltou esta quarta-feira a renovar o pedido de levantamento de imunidade diplomática dos dois filhos do embaixador do Iraque em Lisboa, na sequência das agressões em Ponte de Sor.

Depois de o Ministério Público considerar “imprescindível” o levantamento da imunidade diplomática dos gémeos iraquianos, que quer ouvir na qualidade de arguidos, o MNE informa que “convocou o Embaixador do Iraque”.

“Considerando a extensão da certidão extraída dos autos e o facto de estar redigida em português, o MNE solicitou a resposta formal ao seu pedido no prazo máximo de 20 dias úteis”, afirma o MNE em comunicado.

No dia 17 de Agosto, Rúben Cavaco foi agredido em Ponte de Sor, no distrito de Portalegre, pelos filhos do embaixador do Iraque em Portugal, gémeos de 17 anos, que têm imunidade diplomática em Portugal ao abrigo da Convenção de Viena. Os dois admitiram publicamente serem autores das agressões.

O jovem alentejano sofreu múltiplas fracturas, tendo sido transferido do centro de saúde local para o Hospital de Santa Maria, em Lisboa, onde chegou a estar em coma induzido. Teve alta hospitalar no início de Setembro.

Pin It on Pinterest