Oito têm tanta riqueza como metade da população mundial

As oito pessoas mais ricas do mundo possuem tanta riqueza como metade da população mundial, afiança um relatório apresentado hoje pela Oxfam (Confederação Internacional Contra a Pobreza), dando conta que esta desigualdade é cada vez mais acentuada.
No topo dos multimilionários está Bill Gates, o patrão da Microsoft, mas fazem também parte da lista Amancio Ortega (fundador da Inditex), Warren Buffett (principal acionista da Berkshire Hathaway), Carlos Slim (fundador do grupo Carso), Jeff Bezos (fundador da Amazon), Mark Zuckerberg (Co-fundador do Facebook), Larry Ellison (Co-fundador da Oracle Corporation) e Michael Bloomberg (fundador da agência de comunicação Bloomberg).
O relatório, «Uma economia para 99 por cento», revela que existe um desequilíbrio cada vez maior entre os mais ricos e os mais pobres do mundo. Estes novos dados mostram ainda que, sobretudo na China e na Índia, “a brecha entre ricos e pobres é muito maior do que se temia”.
“Ultrapassa o grotesco que um grupo de homens que poderia caber facilmente num único carrinho de golfe ter mais que a metade mais pobre da humanidade”, disse o chefe executivo da Oxfam, Mark Goldring.

Pin It on Pinterest