Programa de Apoio à Mobilidade Elétrica entra em ação

O Governo deu início à primeira fase do Programa de Apoio à Mobilidade Elétrica na Administração Pública (Eco.mob) ao aprovar a aquisição de 170 carros elétricos por 5,5 milhões de euros.

Em Diário da República, as áreas de governação do Ambiente e das Finanças referem que esta fase contempla o financiamento de aquisição dos 170 veículos em regime de aluguer operacional de veículos durante um período de quatro anos e o financiamento de pontos de carregamento.

Os 170 automóveis vão substituir veículos com mais de dez anos, potenciando a melhoria do desempenho ambiental, a descarbonização dos carros do Parque de Veículos do Estado (PVE), a promoção da mobilidade elétrica e a redução dos custos operacionais.

Com esta substituição, o Governo estima que serão poupados 1,3 milhões de euros apenas em custos de combustível.

O Programa de Apoio à Mobilidade Elétrica tem o objetivo de financiar 1200 veículos elétricos, num total de 23,34 milhões de euros. O Fundo Ambiental será a principal fonte de financiamento.

Antes da primeira fase, o programa passou por um período piloto que consistiu no aluguer de 30 veículos e criação de 25 pontos de carregamento.