Aliados tinham conhecimento do Holocausto

Os Estados Unidos, o Reino Unido e a União Soviética tinham conhecimento dos campos de concentração nazis, durante a II Guerra Mundial, revelaram milhares de arquivos divulgados ontem e que estavam guardados pela Comissão de Crime de Guerra das Nações Unidas. Os documentos datam do ano 1943 e estão a ser disponibilizados ao público pela primeira vez, pela Biblioteca Weiner, sediada em Londres.

Os arquivos mostram que os governos do Reino Unido, dos Estados Unidos e da União Soviética já preparavam acusações de crimes de guerra contra o Hitler em Dezembro de 1942, depois de terem tido conhecimento de que cerca de dois milhões de judeus já tinham sido assassinados e outros cinco milhões estavam em risco de vida.

A Biblioteca de Wiener foi fundada em 1934, em Amesterdão, por Alfred Wiener, com o objectivo de monitorizar o antissemitismo. Nas vésperas da II Guerra, Wiener enviou todo o seu espólio para Londres e colaborou com o governo britânico para dar informações sobre o regime de Hitler. Mais tarde também ajudou na obtenção de provas para os Julgamentos de Nuremberga.

Pin It on Pinterest