Açores promovem primeiro grupo experimental do programa de educação parental “Anos Incríveis”

A Secretaria Regional da Solidariedade Social promove, a 5 de maio, em São Miguel, o primeiro grupo experimental do programa de educação parental “Anos Incríveis” (Incredible Years), direcionado a pais e outras figuras parentais de crianças com idades entre os 2 e os 8 anos.

Esta primeira experiência, organizada pelo Instituto da Segurança Social dos Açores, integra 19 pais e outras figuras parentais e 17 crianças das freguesias da Candelária, Feteiras, Mosteiros, Ginetes e Sete Cidades, estando programados mais 10 grupos para a ilha de S. Miguel, com início entre setembro e outubro.

O programa começará a ser dinamizado ao longo de 2017 nas ilhas Terceira, Faial e Pico, dando, assim, corpo às estratégias implementadas pelo Governo dos Açores no âmbito da Educação Parental, nomeadamente o alargamento do programa, assim como a integração de pais e cuidadores e de crianças e jovens de faixas etárias ainda não abrangidas pelos restantes programas que têm vindo a ser desenvolvidos.

Com provas dadas internacionalmente, o programa de educação parental “Anos Incríveis” visa promover a adoção de práticas parentais positivas e apoiantes, ao mesmo tempo que procura a redução de práticas parentais coercivas e negativas, diminuindo, por esta via, a incidência de problemas comportamentais nos contextos doméstico e escolar.

Pin It on Pinterest