Programa “abem” apresentado em Ponta Delgada

Os representantes da Associação “Dignitude” estão em Ponta Delgada para reunir com o Presidente da Câmara Municipal, José Manuel Bolieiro. O objetivo é avaliar, conjuntamente, o modo mais célere e mais sólido para implementar o Programa “abem”, no maior Município dos Açores.

O Programa “abem” – Rede Solidária do Medicamento é um projeto pioneiro, ainda em fase-piloto, foi lançado pela Associação Dignitude e visa permitir o acesso, de forma digna, aos medicamentos prescritos a quem não tem capacidade financeira para os adquirir, cobrindo, no receituário, o valor não comparticipado pelo Estado.

O abem assenta numa rede de parcerias que assegura o circuito solidário do medicamento. Ou seja, qualquer pessoa em situação de carência pode ser referenciada ao programa pelas entidades locais, desde Juntas de Freguesia e Câmaras Municipais, a IPSS e outras instituições da área social.

Uma vez referenciado, o beneficiário tem acesso ao “Cartão abem”, bastando apresentá-lo numa farmácia parceira para poder adquirir os medicamentos comparticipados que lhe forem receitados. As despesas são cobertas pelo Fundo Solidário, 100% dedicado à compra de medicamentos dentro do programa, alimentado por uma campanha permanente de fundraising.

O Programa celebra neste mês de maio um ano, período em que as farmácias dispensaram 19.179 embalagens de medicamentos.

Saliente-se que os dados mais recentes são do final de abril e indicam que a rede de parcerias era então composta por 16 entidades referenciadoras de seis distritos do país – Porto, Viseu, Santarém, Portalegre, Lisboa, Setúbal.

No entanto, todos os meses a rede cresce e com ela o número de pessoas auxiliadas. O programa apoia hoje 920 famílias, o que se traduz em 2.113 beneficiários, sendo um quarto deste universo crianças.

Até ao final de 2017, o programa pretende estar presente em todos os distritos do país e regiões autónomas, e alcançar 5.000 beneficiários, que se espera venham a ser, em 2018, 25.000, e 50 mil até ao final do ano seguinte.

De referir que a Associação Dignitude é uma instituição particular de solidariedade social que tem por missão o desenvolvimento de programas solidários de grande impacto social, que promovam a qualidade de vida e o bem-estar dos portugueses.

Pin It on Pinterest