Quercus envia carta ao Ministro do Ambiente

A Quercus, enquanto membro do T&E, junta-se a dezenas de ONGs dos vários países membros da EU para participar no dia Europeu de ação sobre o ‘Regulamento de Esforços Partilhados’, apelando aos seus governos e através de ações nas redes sociais, para um maior nível de ambição climática.

“No dia 19 de junho, o Conselho de Ambiente irá reunir, em Bruxelas, os Ministros do Ambiente dos 28 Estados Membros para tomar uma posição conjunta sobre o ‘Regulamento de Partilha de Esforços’ (Effort Sharing Regulation – ESR, em inglês). Este regulamento abrange 60% das emissões de gases com efeito de estufa (GEE) da União Europeia, com origem nos setores dos transportes, edifícios, agricultura e resíduos e é uma peça chave para atingir os compromissos assumidos no Acordo de Paris.

Portugal tem uma posição confortável já que em qualquer dos cenários terá um excedente de licenças de emissão, o que constitui uma oportunidade para aumentar o nível de ambição e inclusivamente gerar uma fonte de receita com a venda dessas licenças a outros países.

Portugal pode e deve apelar a um maior nível de ambição no âmbito do ‘Regulamento de Esforços Partilhados’ e acelerar a transição para uma economia neutra em carbono, objetivo já assumido publicamente para 2050.

A Europa tem agora oportunidade para assumir a liderança em termos de políticas climáticas e dar assim um sinal positivo ao mundo, confirmando o compromisso assumido em Paris, especialmente depois da recente notícia da saída dos Estados Unidos”.

Pin It on Pinterest