Bruno Pereira em Bruxelas nas reuniões dos fundos comunitários pós 2020 e nova estratégia a favor da ultraperiferia

O Diretor Regional dos Assuntos Europeus e da Cooperação Externa, Dr. Bruno Pereira, desloca-se a Bruxelas para participar no 7.º Fórum de Coesão “Minha Região, Minha Europa, Nosso Futuro”, nas reuniões do Comité de Acompanhamento das Regiões Ultraperiféricas e do Grupo de Trabalho das Regiões Ultraperiféricas com a CE.

O 7.º Fórum de Coesão realiza-se nos dias 26 e 27 de junho. Trata-se de um evento político de larga escala, que tem lugar de três em três anos e reúne mais de 700 pessoas, incluindo representantes de alto nível de instituições europeias, como o Presidente da Comissão Europeia, Jean-Claude Juncker e o Presidente do Parlamento Europeu, Antonio Tajani. Conta com a presença de diferentes representantes locais, regionais e governamentais dos diferentes Estados-membros, assim como de parceiros económicos e sociais, ONG e académicos.

A edição deste ano do Fórum da Coesão, cuja sessão de abertura é da responsabilidade da Comissária Europeia de Política Regional, Corina Creţu, centra-se no futuro da Europa e dos Fundos Europeus Estruturais e de Investimento (FEEI), especialmente no que concerne à preparação do período pós-2020.

Por outro lado, para os dias 28 e 29 de junho, está agendada a reunião do Comité de Acompanhamento das Regiões Ultraperiféricas, sendo que, neste período, tem lugar também a reunião do Grupo de Trabalho das Regiões Ultraperiféricas com a Comissão Europeia. Da agenda de trabalhos, destaca-se a preparação da nova estratégia da Comissão Europeia a favor da ultraperiferia, que será aprovada em colégio de comissários no próximo mês de outubro.

Pin It on Pinterest