Porto Rico quer ser o 51º estado dos EUA

Porto Rico quer ser o 51º estado dos EUA, após uma maioria dos eleitores chamados às urnas para um referendo não-vinculativo, no domingo, ter votado a favor desse estatuto.

Mais de meio milhão de pessoas participaram na consulta, apenas 23% do total de eleitores, naquela que foi a mais reduzida participação em qualquer ida às urnas em Porto Rico desde 1967.

Dos que participaram, quase 7800 votaram a favor da independência ou livre associação e mais de 6800 a favor do actual estatuto de Porto Rico, um “estado livre associado”, ou seja, um território sem personalidade jurídica que integra os Estados Unidos. Os restantes votaram a favor de o arquipélago se tornar o 51.º estado do país.

Três dos partidos políticos de Porto Rico boicotaram a votação de ontem, incluindo o principal da oposição, classificando o referendo como um falhanço.

O referendo coincidiu com o 100.º aniversário da atribuição de cidadania norte-americana aos porto-riquenhos, que apesar de tudo continuam impedidos de participar nas presidenciais dos EUA e que só têm um representante no Congresso com poderes limitados de voto.

Pin It on Pinterest