Candidato do PSD a Santa Cruz quer estudar alargamento das zonas de pastoreio

As candidaturas do PSD à Câmara Municipal de Santa Cruz e à Junta de Freguesia do Santo da Serra visitaram hoje, a convite da alguns dos pastores da Associação de Criadores de Gado das Serras do Poiso, a zona dos Terreiros onde se realizaram as tosquias da ovelhas.

Roquelino Ornelas, candidato ao município, lembrou que esta é uma tradição que faz parte da cultura da população de Santa Cruz, sobretudo daquela que reside na zona mais serrana. Além disso, sublinhou, esta atividade tem servido para a limpeza das serras e evitar os incêndios, admitindo a possibilidade de estudar o seu alargamento a uma cota mais baixa do concelho.“É nessa matéria que há alguma polémica porque há normas rígidas que têm de ser cumpridas e são exactamente essas normas que se deveriam eventualmente discutir. Como não há nada que seja impossível, tudo é possível de discussão e não há dossiers tabus nesta candidatura. Nós admitimos discutir esta matéria.”

Por seu lado, Pablo Freitas, candidato à junta de freguesia do Santo da Serra, manifestou o interesse em dar continuidade à tradição das tosquias. “Achamos que isto é uma mais-valia para o Santo da Serra, até como fonte de riqueza de alguns pequenos residentes no Santo da Serra”, disse.

Considera, por isso, que é importante investir nesta área, em particular no que se refere a pequenas alterações à legislação em vigor, salientando que no Santo da Serra tem existido um grande cuidado dos pastores em salvaguardar a floresta dos incêndios, através da limpeza dos incêndios.

Pin It on Pinterest